Demonstração de força para iniciar a Liga
06 Out, 2024
Estreia com um autoritário 0-3 em casa das vice-campeãs nacionais
Para iniciar a Liga 2024/2025, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o PV2014 Colégio Efanor por 0-3, este domingo à tarde, na jornada inaugural da primeira fase.
Na estreia oficial na nova temporada, as Leoas - agora orientadas por Rui Pedro Silva - rubricaram uma forte declaração de intenções em casa das actuais vice-campeãs nacionais, levando a melhor em toda a linha (22-25; 23-25; 21-25). As reforços Sara Dias (16 pontos), Irene Verásio (13) e Leslie Tagle (12) destacaram-se ofensivamente, tal como Amanda Cavalcanti, que também chegou aos dois dígitos (10).
Desde logo, a entrada verde e branca no Pavilhão Colégio Efanor, na Senhora da Hora, em Matosinhos, foi afirmativa e materializou-se numa segura vantagem inicial (6-9), constantemente aumentada neste set inaugural até atingir uma diferença máxima de oito pontos (10-18).
De seguida, um parcial de 5-0 (15-18) serviu de resposta por parte da formação da casa, que conseguiu não só arrefecer o forte ascendente Leonino como ainda reentrou na discussão de um set que parecia bem encaminhado (19-21). Com tudo em aberto, no entanto, as Leoas não tremeram e, ser perder a liderança, asseguraram a entrada a vencer com o 22-25.
Já o início do segundo set fez-se, acima de tudo, de equilíbrio praticamente total entre as duas equipas, que foram sempre a par e passo no marcador até ao 15-15. Depois, o bloco verde e branco entrou em acção e deu-se a primeira ‘descolagem’ no marcador (15-18).
Alcançada a vantagem, este segundo set também não fugiu das ‘garras’ das Leoas, apesar de mais um esforço final do PV2014 Colégio Efanor. A recuperação adversária ainda anulou o 20-23 feito por Irene Verásio, reforço do Sporting CP para 2024/2025, mas a argentina voltou a bilhar e com um bloco fez o 23-25 e consequente 0-2 para a equipa de Rui Pedro Silva.
Excelente entrada em cena da turma de Alvalade na nova temporada, e logo num dos recintos mais exigentes do campeonato – em toda a época passada, o PV2014 Colégio Efanor apenas sofreu duas derrotas em casa. Faltava confirmar a vitória, que estava a um set de distância, e as Leoas foram em busca disso mesmo no terceiro parcial.
Um ás de Sara Dias, outra das caras novas Leoninas, lançou a nova vantagem no marcador (3-6) e o Sporting CP – confortável e consistente - dominou novamente do início ao fim, desta feita sem uma réplica adversária à altura (13-18). Um bloco verde e branco fez o 20-24 e, pouco depois, Amanda Cavalcanti sentenciou de forma exclamativa esta primeira partida em 21-25.
Somada a totalidade de pontos (três) na estreia, a equipa feminina de voleibol do Sporting CP começou a Liga da melhor maneira e, agora, já tem em perspectiva a estreia oficial no Pavilhão João Rocha, na jornada seguinte, frente ao CD Fiães.
Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (10), Melany Detzel, Leslie Tagle (12), Daniela Barraza, Maria Galacho [L], Ozge Kinasts (2), Sara Dias (16), Angie Hinestroza, Irene Verásio (13), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [L], Saska Durovic (6).